Falta de incentivo e descaso Afetam nossos Heróis – Entrevista com Douglas Brose

Falta de incentivo e descaso Afetam nossos Heróis – Entrevista com Douglas Brose

Douglas brose
Acompanhamos algumas manifestações de atletas da seleção, onde todos com a mesma reclamação que foi o corte de recursos para os nossos atletas da seleção brasileira de Karate.

 

Portanto quando vi uma manifestação no nosso maior representante do Karate que é nosso campeão mundial Douglas Brose, ai eu pensei: “Caramba todos nós praticantes, amantes e simpatizantes temos que fazer algo”
Douglas Brose - Campeão Mundial de Karate

Douglas Brose – Campeão Mundial de Karate (2010 e 2014) – Foto Divulgação

Ai, como quando abri o portal a idéia era ajudar o Karate, resolvi entrar em contato com o Douglas para podermos divulgar isso que estava acontecendo. Prontamente ele passou o contato do seu assessor para alinharmos os detalhes.

 

Confira Entrevista com Douglas Brose

KA: Temos acompanhado algumas manifestações dos atletas da seleção brasileira de karate referente a cortes em ajudas por parte do Governo. O que está acontecendo realmente?
DB: O que aconteceu foi que nesse ano, na categoria Bolsa Atleta, eles não lançaram o edital para o karatê, lançaram para outros esportes, menos o karatê. Isso deixou muitos atletas sem a possibilidade de pleitear o Bolsa Atleta. O que eles lançaram agora para o karatê foi o Bolsa Pódio, que contempla 4 atletas.

KA: Se você tivesse em uma reunião com o ministro do esporte, o que você falaria para ele e o que você solicitaria para todos os atletas brasileiros?
DB: Com certeza eu solicitaria ao ministro que os incentivos públicos, principalmente do Bolsa Atleta e Bolsa Pódio, fossem aumentados e nós tivéssemos o mesmo apoio que os atletas tiveram durante a edição dos Jogos Olímpicos. Foi dado um apoio muito grande, tanto em infraestrutura quanto em preparação e auxílio. Então, certamente eu pediria isso, para que ele desse atenção especial ao esporte brasileiro, para que a gente possa se tornar uma potência do esporte mundial.
KA: O que um atleta de alto rendimento como você precisa para poder ser competitivo e representar o Brasil com chances de trazer bons resultados para nosso país?
DB: Além é claro dos treinamentos, é muito importante estar em competições, participando desses eventos que, em sua maioria, acontecem fora do país, geralmente na Europa. Essas competições agregam muito em experiência e aprendizado que, com certeza, serão importantes para evolução do atleta. Acredito que precisamos de mais atletas brasileiros competindo em nível mundial. Hoje temos praticamente 11/12 etapas de Liga Mundial e a maioria dos caratecas consegue ir para 1 ou 2, dificilmente tem condições de ir para todas.
KA: Quanto custa para um atleta participar de um campeonato internacional como Premiere League?
DB: Primeiro temos o custo da inscrição, que seria em torno de R$ 350/450. Temos também o custo da passagem, que varia muito dependendo para onde for, além dos gastos com hospedagem e alimentação. Hoje, por exemplo, para um atleta ir à Europa disputar uma competição, considerando tudo isso, ele vai gastar cerca de R$ 7 mil, tendo em vista também a alta do dólar.

KA: Hoje percebemos que muitos dos atletas brasileiro utilizam seus próprios recursos (Família e amigos) para poder ir representar o nosso país. Como hoje um atleta de alto rendimento como você consegue bancar todos esses custos?
DB: É verdade, a maioria dos atletas bancam praticamente tudo do seu próprio bolso. Eu mesmo, durante muitos anos, banquei tudo com o meu próprio dinheiro. Agora, com a entrada do karatê nas Olimpíadas e pela minha posição no ranking mundial, consegui um apoio maior do COI e recebo auxílio para viajar, com passagem e geralmente hospedagem. Também tenho apoio do Bolsa Pódio, que vai me ajudar a custear a participação nos eventos quando o COI não pagar. Mas em geral, quando não tenho apoio, tiro o dinheiro das minhas rendas pessoais, seja com o trabalho, seminários ou com a minha empresa. Infelizmente essa é a realidade, muitas vezes inclusive temos que recorrer para a família e amigos.

 

Seminário Arawaza com Douglas Brose

Foto: Arawaza/Além do Kiai/Renato Aoki

KA: O que você falaria para os atletas jovens que estão vindo por ai e têm você com um ídolo e motivação?
DB:  Falaria para eles não desistirem de seus sonhos porque é possível sim você alcançá-los. Você pode sim ser bem-sucedido na sua vida pessoal e profissional com o karatê. É possível construir sua vida dentro do karatê, mas isso exige muita dedicação e também, como em todo esporte, investimentos. Sigam firmes em seus propósitos, ao longo da caminhada aprendemos muito e, hoje, tenho certeza que o karatê pode mudar a vida de todos os atletas.
KA: Manda uma mensagem para os karatecas que acompanham o nosso portal.
DB: Quero agradecer todos os caratecas pelas mensagens que recebo, por todo o carinho e apoio. Além de ser um esporte olímpico, o karatê é uma arte marcial que forma o caráter do cidadão e agrega muitas virtudes para a vida.
Aos praticantes de karatê, continuem treinando diariamente, aos que não praticam, procurem conhecer um pouco mais do esporte e, acima de tudo, usem o karatê para evoluir e buscar sempre o seu melhor.

Para o fortalecimento da nossa arte devemos nos unir da maneira que for necessária para que o karate seja valorizado e bem representado sempre, esse é o objetivo do Karate.Art

Portanto nós agradecemos primeiramente ao Douglas Brose por ter concedido essa entrevista, Ao Alex Rosa (Assessor do Douglas) e Arawaza/Além do Kiai/Renato Aoki por seder as fotos para a entrevista.

Mais Importante é que todos Divulguem a matéria aos conhecidos e se conhecer alguém do poder público para que essas necessidades dos nossos atletas da seleção brasileira de karate possam participar dos eventos internacionais e além disso representar nosso país.

Bom treino para todos. Oss!

//]]>