História do Karate

Historia do Karate Encontro de Mestres

História do Karate! Se você chegou nessa página, certamente já ouviu falar alguma coisa sobre o Karatê e provavelmente quer saber um pouco mais ou conhecer de fato.

E apaixonados que somos por essa arte, vamos contar detalhadamente sobre como surgiu o Karatê, quem o fundou, em qual lugar do mundo, etc.

Enfim, agora você irá conhecer a verdadeirahistória do Karatê.

História do Karate – Como tudo Começou

História do Karate

Lutar sem Armas

Para se tornar o Karatê que conhecemos hoje, houve um grande caminho de evolução do esporte.
A história do Karate teve início através da arte de defesa pessoal Tode (também chamado Te, que significa mão).

Segundo a história, o Tode era muito comum em Okinawa e devido as relações comerciais com a Dinastia Ming da China, essa técnica acabou recebendo fortes influências das habilidades chinesas (vale ressaltar que isso são rumores da época e que não há nada que comprove).

História do Karate Okinawa

No ano de 1429, Okinawa vivenciava um momento forte de repressão política, onde era proibido o uso de armas. Nesse período, até mesmo a prática das artes marciais era proibido e por isso era praticado as escondidas.

 

As primeiras demonstrações do Karatê

Foi em 1905 que a Primeira Escola de Nível Médio Municipal e a escola normal de Shuri incluíram o Karatê como disciplina na grade escolar.

A primeira apresentação pública do Karatê aconteceu em maio de 1922, em Tóquio.

A demonstração da arte foi feita pelo mestre Funakoshi, que na época era o presidente da Okinawa Shobu Kai (sociedade para a promoção das artes marciais).

Aos poucos, a arte foi se moldando e ficando conhecida como Reimyo Tode (karatê miraculoso) e Shimpi Tode (karatê misterioso), devido ao seu sigilo para ser praticado.

E finalmente, no ano de 1929, Gichin Funakoshi mudou definitivamente o nome para Karate-do, transformando totalmente as técnicas em uma nova arte marcial japonesa.

Foi durante as décadas de 20 e 30 que o Karatê ganhou ainda mais popularidade e passou a ser praticado por estudantes e profissionais dos mais variados setores e classes sociais.

Funakoshi foi o grande responsável por tornar o Karatê conhecido no mundo.

Desde os termos que tinham uma pronúncia mais difícil e que dificultava o entendimento dos adeptos, até os métodos era motivo de preocupação para o mestre.

Assim, ele dividiu a prática em três tipos:

  • fundamentos
  • kata
  • kumite.

Entre altos e baixos, o Karatê superou todas as barreiras, conquistando adeptos no mundo todo.

O Karatê se tornou uma maneira saudável de se exercitar e praticar a defesa pessoal. E foi com o aumento da sua popularidade que surgiu o interesse nos karatecas em realizar disputas.

 

Assim, em 1957 aconteceu o Primeiro Campeonato de Karate-do, promovido pela Associação Japonesa de Karatê. Em seguida, a Federação dos Estudantes de Karatê de Todo o Japão também promoveu um campeonato.

Esses dois acontecimentos, tornaram o esporte ainda mais conhecido, despertando ainda mais o interesse das pessoas pelo esporte.

 

//]]>