História do Karate! Se você chegou nessa página, certamente já ouviu falar alguma coisa sobre o Karatê e provavelmente quer saber um pouco mais ou conhecer de fato.
E apaixonados que somos por essa arte, vamos contar detalhadamente sobre como surgiu o Karatê, quem o fundou, em qual lugar do mundo, etc.
Enfim, agora você irá conhecer a verdadeirahistória do Karatê.
História do Karate – Como tudo Começou
Lutar sem Armas
Para se tornar o Karatê que conhecemos hoje, houve um grande caminho de evolução do esporte.
A história do Karate teve início através da arte de defesa pessoal Tode (também chamado Te, que significa mão).
Segundo a história, o Tode era muito comum em Okinawa e devido as relações comerciais com a Dinastia Ming da China, essa técnica acabou recebendo fortes influências das habilidades chinesas (vale ressaltar que isso são rumores da época e que não há nada que comprove).
No ano de 1429, Okinawa vivenciava um momento forte de repressão política, onde era proibido o uso de armas. Nesse período, até mesmo a prática das artes marciais era proibido e por isso era praticado as escondidas.
As primeiras demonstrações do Karatê
Foi em 1905 que a Primeira Escola de Nível Médio Municipal e a escola normal de Shuri incluíram o Karatê como disciplina na grade escolar.
A primeira apresentação pública do Karatê aconteceu em maio de 1922, em Tóquio.
A demonstração da arte foi feita pelo mestre Funakoshi, que na época era o presidente da Okinawa Shobu Kai (sociedade para a promoção das artes marciais).
Aos poucos, a arte foi se moldando e ficando conhecida como Reimyo Tode (karatê miraculoso) e Shimpi Tode (karatê misterioso), devido ao seu sigilo para ser praticado.
E finalmente, no ano de 1929, Gichin Funakoshi mudou definitivamente o nome para Karate-do, transformando totalmente as técnicas em uma nova arte marcial japonesa.
Foi durante as décadas de 20 e 30 que o Karatê ganhou ainda mais popularidade e passou a ser praticado por estudantes e profissionais dos mais variados setores e classes sociais.
Funakoshi foi o grande responsável por tornar o Karatê conhecido no mundo.
Desde os termos que tinham uma pronúncia mais difícil e que dificultava o entendimento dos adeptos, até os métodos era motivo de preocupação para o mestre.
Assim, ele dividiu a prática em três tipos:
- fundamentos
- kata
- kumite.
Entre altos e baixos, o Karatê superou todas as barreiras, conquistando adeptos no mundo todo.
O Karatê se tornou uma maneira saudável de se exercitar e praticar a defesa pessoal. E foi com o aumento da sua popularidade que surgiu o interesse nos karatecas em realizar disputas.
Assim, em 1957 aconteceu o Primeiro Campeonato de Karate-do, promovido pela Associação Japonesa de Karatê. Em seguida, a Federação dos Estudantes de Karatê de Todo o Japão também promoveu um campeonato.
Esses dois acontecimentos, tornaram o esporte ainda mais conhecido, despertando ainda mais o interesse das pessoas pelo esporte.