O que é Kata e o Que Significa.

O que é Kata e o que Siginifica

O que é Kata? Kata é uma simulação de luta real, onde o praticante executa uma sequência de golpes e defesas pré determinada, isso de acordo com o estilo de Karate e o nível do praticante. Conforme o praticante vai avançando em seus estudos e prática os katas vão tendo uma evolução na dificuldades dos movimentos a serem aplicados.

Cada Kata tem a sua sequência própria de movimentos em que cada junção de movimento de a intenção de demonstrar um tipo de técnica, cada cada tem a sua quantidade específica de movimentos.

 

O que é Kata, o Significado da Palavra Kata

O que é Kata? A palavra Kata significa FORMA

Kanji 型

 

Objetivo dos Katas

E fazer com que o praticante execute os movimentos de ataque e defesa como se estivesse em um luta de verdade, onde ele precisa demonstrar vigor físico, explosão, coragem e confiança. Essa simulação é a demonstração de segurança onde o karateca esta em uma situação de perigo.

 

Diagrama nos Katas

Como o Kata é o uma simulação real de luta, esta luta tem uma sequência a ser seguida. Esta sequência é executada em cima de um Diagrama (representação gráfica de linhas traçadas). Conforme o nível do Kata o seu diagrama vai sofrendo direções mais avançadas.

Exemplo de Diagrama de Kata

Exemplo Diagrama Kata

Diagrama Kata Heian Yondan

 

Porque deve-se praticar Kata.

A prática do Kata faz com que o corpo acostuma-se com os movimentos de defesa e ataque. Isso faz com que os golpes sejam executado cada vez mais com perfeição (Impacto/Velocidade/Força).

 

Katas por Estilo

Cada estilo de Karate tem o seu estilo de Kata onde aplicam a sua essência em seus movimentos.

Confira cada estilo de Kata por estilos

  • Katas Shotokan
  • Katas Goju-Ryu
  • Kata Shito-Ryu
  • Katas Wado-Ryu
  • Katas Shorin-Ryu