Kata Shotokan

O que é Kata Shotokan?

Kata Shotokan é uma modalidade da prática de karate do Estilo Shotokan. O Kata Shotokan é uma simulação de luta onde o praticante de Karate Shotokan executa movimentos de defesas e ataques com o objetivo de colocar em prática os exercícios praticados em treino. Assim como todos os Katas os Katas do Estilo Shotokan precisam ser executados com expressão de vigor, mostrando todos os aspectos de força, velocidades, impacto e técnica.

kata shotokan

Mestre Ginchin Funakoshi durante a prática de um Kata

 

 

Os katas do estilo Shotokan foram desenvolvidos pelo Mestre Gichin Funakoshi, que lá atrás estudou e praticou muito o Karate com o intuito de aprimorar as técnicas de diversos mestres e professores de karate de todas as regiões do Japão. O que poucos sabem é que quando estavam sendo praticados os katas, infelizmente, muitas pessoas foram mortas durante essa prática, para chegar a perfeição dos katas que os praticantes de karate de hoje em dia muitas pessoas foram prejudicadas para que os movimentos

fossem validados durante a utilização dos golpes em situações reais.

Caso deseje se aprofundar da história do Ginchin Funakoshi sensei, abaixo tem um livro que você pode comprar direto na Amazon, porém só existe a versão Inglês disponível.

 

Quantos Katas existem no Estilo Shotokan

Nakayama Kata Shotokan

Nakayama Sensei na execução de um movimento durante um Kata

No estilo shotokan existem 26 Katas, Classificados em Níveis Básicos, Intermediários e Avançados

São eles:

Kata Serie Heian (Paz e Tranquilidade)

Kata Serie Tekki (Cavaleiro de Ferro)

Katas Intermediários

Katas Avançados

 

O porque dos Nomes nos Katas Shotokan

Cada kata tem o seu nome e o seu significado, quando os grandes mestres estavam desenvolvendo as técnica eles pegavam situações das bases, golpes que tinham similaridade com aspectos da natureza  e situações do seu dia a dia.

Para saber mais sobre cada nome e cada kata confira a lista acima, tudo sobre cada Kata.

 

Livros de Kata Shotokan

Sensei Nakayama construiu uma grande obra para nos deixar o direcionamento para a continuidade do estilo shotokan, sendo um dos principais divulgadores do karate shotokan ele, também foi conhecido por ser o maior representante do karatê moderno. Vamos lá as suas obras deixadas para nossos estudos

Todos os livros abaixo você pode adquirir direto pela Amazon clicando na capa do livro, você será direcionado para página do livro para ser comprado.

O Melhor do Karatê – Volume 1

No volume 1 da série é apresentado uma visão abrangente para a prática do Karatê, nome das armas, katas, kumitê e história do karatê. 

O Melhor do Karatê – Volume 2

O volume 2 da série fala sobre todos os fundamentos do Karatê, desde o que é o Karatê-do até pontos-chave da anatomia utilizada para a execução dos movimentos. 

O Melhor do Karatê – Volume 3

Volume 3 é a apresentado o KUMITE 1 ou seja aborda a primeira parte do pontos de luta do estilo shotokan. 

O Melhor do Karatê – Volume 4

Volume 4 é a apresentado o KUMITE 2, finalizando a parte da série direcionada à luta, é apresentada diversas técnicas desde o básico ao avançado.

O Melhor do Karatê – Volume 5

No volume 5 se inicia a apresentação dos estudos dos Katas do estilo shotokan e nesse volume é explorado os katas considerados básicos da série Heian e Tekki

O Melhor do Karatê – Volume 6

O volume 6 da a continuidade nos Katas, esse volume apresenta 2 katas considerados intermediários, são eles: Bassai dai e Kanku dai.

O Melhor do Karatê – Volume 7

Os Katas: Jitte; Hangetsu e Empi são os abordado no Volume 7 da séria. Eles são considerados katas avançados.

O Melhor do Karatê – Volume 8

Já no Volume 8 os katas explicado por sensei Nakayma são: Gankaku e Jion eles considerados katas shotokan intermediário para avançados

O Melhor do Karatê – Volume 9

Ensinados as variações de Bassai e Kanku juntamente com o Chinte que são considerados Katas Avançados no estilo Shotokan é o que apresentado no Volume 9.

O Melhor do Karatê – Volume 10

No volume 10 é os katas explicados em detalhes são talvez os katas shotokan mais apresentados em eventos e campeonatos de alta performance. São eles: Unsu, Sochin e Nijushiho.

O Melhor do Karatê – Volume 11

Finalizando com o Volume 11 (muitos se pergunta o porquê de terminar com o número 11) os katas explorados são os seguintes: Série Gojushiho (Dai e Sho) e Meikyo.

Caso você tenha sugestões, críticas, elogios você nos enviar também pelo Instagram do no Portal clicando aqui ou procurando @karateartbr

 

 

//]]>