Quem pode fazer Karate?

Quem pode fazer Karate?

Quem pode fazer Karate? Existe uma idade certa para praticar o karatê? Esse esporte é só praticado por meninos? Só jovens podem fazer o esporte?

Esse é um assunto que gera muitas dúvidas em muitas pessoas e se você também tem dúvidas como estas, está no lugar certo.

Neste artigo vamos mostrar a realidade e a verdade desse esporte. Confira!

 

Qual a idade ideal para praticar o Karatê?

Primeiro de tudo, o karatê não tem uma idade certa para iniciar e pode ser praticado por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

quem pode fazer Karate

Na verdade nenhum esporte tem restrição de idade, às vezes pode até ter algumas recomendações, mas isso irá variar de esporte para esporte.

Também pode acontecer das pessoas não poderem praticar pois tem algum problema de saúde, mas caso este seja o seu caso, basta conversar com o seu médico e questionar se você está autorizado a praticar o esporte.

Após a liberação, converse com o sensei para ele ficar ciente das suas condições e limitações e começar a treinar!

No karatê temos praticantes de todas as idades, mas isso depende também das academias, por exemplo, quando a criança é filha de sensei começa com 3 anos, o que é bem comum de se ver.

Porém, na maior parte das academias começam com 6 anos, pois a criança já assimila os ensinamentos e consegue entender melhor.

Quanto a idade máxima para praticar o karatê também não há regra. Se a pessoa está tendo condições e saúde ela pode e deve fazer o Karatê sim.

Mas é importante procurar uma academia que tenha professores capacitados para dar o treino, para não prejudicar a saúde. Já que o karatê faz um bem danado para saúde, não haverá problema algum!

Já falamos disso no artigo Karatê previne doenças

 

Karatê: Coisa de menino? Quem pode fazer Karate mesmo?

Agora vamos desmentir o mito de que o Karatê é coisa de menino.

Hoje em dia, não existe este preconceito e grande parte de meninas já praticam o esporte, como é o caso da Natalia Brozulatto Atleta da Seleção brasileira de Karate que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016, na categoria até 68kg.

Natalia Brozulatto

Meninas como a Natalia devem ser admiradas por irem em busca de aprender e desenvolver o esporte de que gostam.

Mahiro Takano

Mahiro Takano, Mundialmente conhecida depois de Estrelar Video Clipe da Cantora Australiana, pratica Karate desde de muito pequena.

Atualmente, a grande maioria das academias já dão treinos mistos com meninas e meninos de todas as idades, ou seja, não há proibição para as meninas.

Tirando todas as dúvidas mais comuns entre os jovens e adultos, também queremos explicar algo bem importante!

Você não pode treinar em qualquer lugar, procure sempre treinar em uma academia com professores formados e qualificados para isso, pois às vezes você pode fazer algum movimento de forma errada e se machucar seriamente.

Por isso, o apoio de um professor especializado é fundamental para acompanhar e ajudar nas dificuldades.

Para se preparar para futuras competições você precisa ter um treino diferenciado, somente profissionais conseguirão te preparar para este desafio.

Quem pode fazer karate? Como visto, o Karatê é para todas as idades, desde crianças até os mais velhos, meninos e meninas. Basta gostar da arte e se dedicar!

Muito Karatê para você! Oss…

//]]>